quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Livro (Diferente) da Quinta


Para que nos possamos também abstrair dos temas que levam à existência deste blogue - e porque existem outras leituras que nunca deixo de fazer- gostaria de salientar e aconselhar este livro: A Solidão dos Números Primos, de Paolo Giordano.

Alice é obrigada pelo pai a frequentar um curso de esqui para ser forte e competitiva, mas um acidente terrível deixará marcas no seu corpo para sempre. Mattia é um menino muito inteligente cuja irmã gémea é deficiente. Quando são convidados para uma festa de anos, ele deixa-a sozinha num banco de jardim e nunca mais torna a vê-la. Estes dois episódios irreversíveis marcarão a vida de ambos para sempre. Quando estes "números primos" se encontram são como gémeos, que partilham uma dor muda que mais ninguém pode compreender.

Vencedor da 62ª edição do Prémio Strega e com uma menção honrosa na edição de 2008 do Prémio Campiello, dois dos mais prestigiosos galardões da literatura italiana, ‘A Solidão dos Números Primos’ já vendeu mais de 1.000.000 exemplares e não pára de conquistar leitores em todo o mundo.

Poderão alguns questionar dizer que "não existirão mais livros 'revisionistas' que mereçam a nossa atenção. Existem. Claro que existem. Mas tal como escrevi no início, a nossa vida não pode resumir-me a uma guerra e a uma revolta constante contra aquilo que consideramos injusto. Talvez seja a idade que me esteja a tornar diferente. Não sei. E se dou o corpo e a alma a este trabalho revisionista, também acho que posso partilhar este "deslize" com todos vós...

0 comentários: